JORNAL NACIONAL

Loading...

sábado, 28 de abril de 2012

EDIÇÃO DO JORNAL NACIONAL DESTA SEXTA-FEIRA DIA 27 DE ABRIL DE 2012:




TRAGÉDIA NA SERRA GAÚCHA



Acidente na serra gaúcha mata profissionais da Rede Bandeirantes

Um comboio de carros de reportagem e da polícia foi atingido por um caminhão desgovernado.









Um comboio de carros de reportagem e da polícia foi atingido por um caminhão desgovernado, nesta sexta-feira (27), na serra gaúcha. Na batida, morreram dois profissionais da equipe da Rede Bandeirantes.
O carro da equipe de televisão da Rede Bandeirantes ficou completamente destruído. Testemunhas contam que o caminhão passou por cima do veículo.

“A gente estava vindo quando houve estouros. O caminhão passou na nossa frente. O pessoal gritou. Meu Deus, como é que pode ter acontecido isso”, conta o mecânico Lúcio Antoarte.
Os repórteres morreram na hora. Enildo Paulo Pereira, conhecido como Paulão, tinha 59 anos. O repórter cinematográfico Ezequiel Barbosa tinha 27.
Eles estavam no comboio de jornalistas que acompanhavam uma operação da polícia gaúcha contra uma quadrilha de assaltantes de bancos. O acidente ocorreu por volta das 6h da manhã na RS-122, na serra gaúcha, no município de Farroupilha.
Segundo a polícia, o caminhão estava na contramão. Bateu em seis carros e foi parar no outro lado da rodovia. Dois policiais e cinco profissionais do grupo RBS ficaram feridos, mas passam bem. A carga de laranjas ficou espalhada pela pista.
Em depoimento à polícia, o motorista confessou ter tomado comprimidos, conhecidos como rebites, para ficar acordado. Alguns medicamentos foram encontrados dentro do caminhão. O material já está no Instituto Geral de Perícias de Porto Alegre para ser analisado. Também foram coletadas amostras de sangue e urina. A polícia quer saber que tipo de substâncias o motorista ingeriu.
João José Araújo, de 44 anos, foi preso em flagrante por homicídio.
“Ao invés de evitar o acidente, procurando desviar o caminhão para um barranco, ele desviou exatamente para o contrafluxo. Além de já ter percebido um problema mecânico cinco quilômetros antes e não parou”, comentou o delegado Mário Mombach.
O motorista foi indiciado por duplo homicídio e sete tentativas de homicídio.

Mortalidade infantil cai 47,6%, diz IBGE

O IBGE divulgou, nesta sexta-feira (27), novos dados sobre a população brasileira com base nas informações dos dois últimos censos.



IBGE divulgou, nesta sexta-feira (27), novos dados sobre a população brasileira com base nas informações dos dois últimos censos. O Jornal Nacional exibe a partir desta sexta-feira (27) cinco reportagens com os principais destaques da pesquisa.
O último censo registrou uma conquista: a mortalidade infantil no primeiro ano de vida caiu 47,6%. Em 2000, de cada mil crianças nascidas vivas, 29,7 morriam antes de completar um ano. Em 2010 eram 15,6. Entre as regiões, a maior queda foi no Nordeste: 58,6%.
O resultado, segundo o IBGE, vem das políticas públicas na saúde, da maior escolaridade das mães, do aumento da renda e também da diminuição do número de filhos nas famílias.
A média de filhos por mulher caiu de 2,38 para 1,9 em dez anos.
“Como as mães hoje têm menos filhos para cuidar, elas têm mais tempo para cuidar de cada um, e aproveitar dos benefícios, os avanços que a saúde permitem”, explica a presidente do IBGE, Wasmália Bivar.
A melhora na educação também foi considerável. Em 2010, 35,8% dos brasileiros com mais de 25 anos tinham o Ensino Médio completo. Em 2000, eram apenas 23,1%. Mas há um dado crítico: 16,7% dos adolescentes entre 15 e 17 anos não frequentavam a escola, embora esse número tenha diminuído em relação a 2000.
Quando o assunto é dinheiro ainda há muita desigualdade entre homens e mulheres. O rendimento delas aumentou 13,5%, enquanto o deles subiu 4,1%. Elas ainda ganham bem menos: 73,8% da renda dos homens.
O tempo que o brasileiro gasta para chegar ao trabalho também foi medido. Em 2010, 11,4% perdiam mais de uma hora nesse deslocamento. No Rio, eram 23%.
Os dados de migração ganharam destaque. Ao todo, 268.486 imigrantes vieram de outros países para viver no Brasil. O curioso é que 65,5% deles eram brasileiros que tinham ido morar fora e voltaram.
“Há uma situação difícil, sobretudo na Europa e no Japão, e oportunidades que são mais ou menos mais claras no Brasil. Mais estabilidade e mais oportunidades”, aponta Luiz Antônio de Oliveira, pesquisador do IBGE.
O censo também coletou dados sobre casamentos e constatou que o número de pessoas divorciadas quase dobrou na ultima década. Chegou a cinco milhões de brasileiros em 2010.
Os casamentos no civil e no religioso ainda são maioria, mas um tipo de união tem crescido significativamente, segundo o IBGE: a consensual, quando duas pessoas simplesmente decidem morar juntas; 36,4% dos entrevistados declararam viver desse jeito. Em 2000, eram 28,6%.
Verônica e João já passaram por casamentos formais, se divorciaram e agora dividem o mesmo teto.
“As regras, o respeito, é um casamento. Só não tem o papel”, diz Verônica.

Prefeitura de São Paulo vai à Justiça contra antenas de telefonia celular

Justiça proibiu que uma operadora de celulares instale mais antenas na cidade. Segundo Prefeitura, lugar tem mais de duas mil em situação irregular.



A Justiça proibiu que uma operadora de celulares instale mais antenas em São Paulo. Segundo a Prefeitura, a cidade tem mais de duas mil em situação irregular.
Eles estão sempre à mão, mas para funcionarem, elas têm que estar por perto. Quanto mais celulares, mais as antenas se multiplicam.
Em São Paulo, elas não poderiam estar perto de escolas, hospitais e aeroportos, presídios e asilos e deveriam ter uma distância de, no mínimo, 100 metros uma da outra. Este é o padrão da Organização Mundial da Saúde, seguido pela Anatel.
Muitos equipamentos emitem radiação. A dos aparelhos de raio-x podem causar câncer, por isso os técnicos se protegem. As ondas que vêm das torres de transmissão de energia não fazem mal, mas a ciência não tem certeza sobre as antenas de celulares.
“A gente não tem certeza de quanto, qual é esse risco, a magnitude desse risco e qual problema de saúde exatamente ele vai causar, mas a gente tem que agir dentro do chamado princípio da precaução”, explica o professor de medicina preventiva da USP, Nelson Gouveia.

Agora, pela primeira vez, uma operadora foi proibida de instalar novas antenas. A Procuradoria do município de São Paulo pediu, e a Justiça concordou, que a Claro só volte a ter esse direito quando regularizar as já instaladas. De acordo com a Prefeitura, das 978 antenas da empresa, 749 foram instaladas sem licença.

A procuradoria de São Paulo entrou na Justiça com ações semelhantes contra outras quatro operadoras. Segundo um levantamento feito pela Prefeitura, todas têm um grande número de antenas instaladas ilegalmente.
A Prefeitura divulgou que a Vivo, a Oi, a Tim e a Nextel têm quase duas mil antenas irregulares pela cidade.

Nenhuma das operadoras se manifestou sobre as ações. A Procuradoria acredita que a Justiça possa ajudar a regularizar a instalação das antenas.
“O que se acredita é que a questão levada ao Judiciário possa gerar nessas empresas, e em outras atividades de um modo geral, um respeito maior ao cumprimento da lei municipal”, conclui o procurador-geral de São Paulo, Celso Coccaro.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal declarou que as operadoras estão avaliando as medidas judiciais cabíveis.

Escolas no Piauí admitem reposição de aulas em 2013 por conta de greve

Professores da rede pública estão em greve em dois estados e no Distrito Federal.




Professores da rede pública estão em greve em dois estados e no Distrito Federal. No Piauí, os diretores de escolas já admitem que as aulas perdidas este ano terão que ser repostas em 2013.
A Justiça já determinou a volta dos professores às escolas. Mas o sindicato não cumpriu a decisão judicial. O ano letivo, que mal começou, já pode estar comprometido.
“Vamos entrar em 2013 repondo aulas de 2012, que por sinal vai comprometer o ano de 2014”, avalia o diretor de escola Rubens Portela Dantas.
A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o reajuste de 22% para os professores que ganhavam abaixo do piso nacional, que é de R$ 1.451. Para quem ganhava acima do piso, o aumento aprovado foi de 8%. Mas os professores querem 22% para toda a categoria, e continuam acampados em frente ao palácio do governo.
Nas escolas municipais de Teresina, sinal de entendimento depois de 82 dias de paralisação. A prefeitura aceitou a proposta de reajuste, mas os professores ainda não voltaram às salas de aula.
“Enquanto isso não tiver garantido, com projeto aprovado na Câmara, não temos como terminar esse movimento”, disse Francisco Sinésio da Costa, do Sindicato dos Servidores municipais de Teresina.
Em Brasília, os professores da rede pública que ocupavam um andar anexo do Palácio do Buriti deixaram o prédio nesta sexta (27), mas eles continuam ignorando a decisão judicial que determinou a volta ao trabalho de 80% da categoria.
Já são 47 dias de greve. O governo diz que não tem recursos para bancar o aumento acertado no ano passado.
Em Salvador, os professores da rede estadual da Bahia decidiram nesta sexta manter a greve iniciada há 15 dias e a ocupação da Assembleia Legislativa. A categoria também quer um aumento de 22% para todos os professores, e acusa o governo de descumprir um acordo firmado em novembro.
O governo da Bahia não comentou a acusação de que teria descumprido o acordo de reajustar todos os professores em 22%. Informou apenas que não tem meios de conceder aumento além do que já autorizou.

Exames mostram evolução no estado de Pedro Leonardo

A preocupação dos médicos agora é deixar o cérebro descansar para que ele possa desinchar.



O cantor Pedro Leonardo, que foi transferido, nesta quinta-feira (26), de um hospital de Goiânia para São Paulo, apresentou reações ao tratamento.
Exames feitos nesta sexta-feira (27) mostraram uma pequena evolução neurológica. A pressão intracraniana diminuiu e o fluxo de sangue no cérebro melhorou. Mas o quadro ainda é considerado grave.
Pedro Leonardo permanece sedado e respirando com ajuda de aparelhos. A preocupação dos médicos agora é deixar o cérebro descansar para que ele possa desinchar. Nos próximos dias, a equipe médica deverá começar a retirar a sedação para avaliar o estado real do cérebro de Pedro Leonardo.

Vereador condenado por tráfico de drogas toma posse no MS

Joanir Subtil Viana passou dois anos em uma penitenciária de segurança máxima e vai enfrentar um processo por falta de decoro parlamentar.




Um vereador que cumpre pena por tráfico de drogas voltou a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Ele exerce a função parlamentar de dia e volta pra cadeia à noite.
Joanir Subtil Viana passou dois anos preso em uma penitenciária de segurança máxima. Logo no primeiro dia recebeu a notícia de que vai enfrentar um processo de cassação do mandato por falta de decoro parlamentar.

"Nós estamos fazendo o melhor que possa ser feito para mostrar que na classe política existem pessoas de bem, que tem que fazer o certo", afirma o presidente da Câmara, Marco Maia. Em 2009, o vereador foi preso por tráfico de drogas, junto com outras seis pessoas. Na fazenda dele, em Aral Moreira, a 400 quilômetros de Campo Grande, a Polícia Federal encontrou 93 quilos de cocaína.

Condenado a 14 anos de prisão, em regime fechado, o vereador sempre negou a participação no crime e recorreu da sentença. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul confirmou a decisão da primeira instância, mas reduziu a pena para oito anos. Graças a progressão de regime, ele vai cumprir o restante da pena em um presídio semiaberto.

Agora, a rotina do vereador é assim: às 6h, ele deixa o semiaberto e vai para a Câmara Municipal trabalhar. Antes das 20h, retorna ao presídio para dormir. E não precisa andar muito. O alojamento dos detentos fica no final de uma rua, a 100 metros do local.

Na hora de voltar ao presídio, o paletó dá lugar a uma roupa simples: boné e mochila nas costas. Lá dentro, Joanir dorme em beliche e divide o quarto com outros três detentos. O vereador ainda tem mais oito meses de mandato.

Gravações apontam depósito de Cachoeira para Demóstenes Torres

Na gravação feita pela Polícia Federal, o bicheiro cita o nome do senador Demóstenes Torres e faz referência ao valor de R$ 1 milhão.



O relatório da Polícia Federal que serviu de base para o inquérito contra Demóstenes Torres mostra que o senador recebeu depósitos milionários do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Nesta sexta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal autorizou a CPI do Congresso a ter acesso às informações desse inquérito.

A decisão de liberar o inquérito sobre as relações do senador Demóstenes Torres com o bicheiro Carlinhos Cachoeira foi do ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso no STF. Além da CPI, poderão ter acesso às investigações da Polícia Federal o Conselho de Ética do Senado e a Corregedoria da Câmara.

No material, está uma conversa que o Jornal Nacional mostrou a transcrição, em primeira mão, no dia 28 de março. Um diálogo entre Cachoeira e Geovani Pereira da Silva, apontado como o contador do grupo. O bicheiro cita o nome do senador Demóstenes Torres e faz referência ao valor de R$ 1 milhão. Agora, o Jornal Nacional conseguiu o áudio dessa conversa.

Geovani: Porque eu to devendo pra ele aqui R$ 1,086 milhão. E, na verdade, eu só tenho os R$ 86 mil.
Carlinhos: Esse um é o do Demóstenes, ‘uai’!

Em outro díalogo, Cachoeira conversa com Cláudio Abreu, então diretor da Delta para o Centro-Oeste. Cachoeira faz uma outra conta e diz a que o do demóstenes chega a 'três e cem'.
Cachoeira: Não, moço. ‘Cê fala quanto? Que do Demóstenes, no total, eu dei dois e ‘ocê três e cem, não é isso?
Claudio: Exatamente.
Cachoeira: É uai. A conta é fácil: Você deu um e quinhentos, mais seiscentos. Dois e cem. Depois, segurou mais um pra mim. Três e cem. Então não tem outra conta.

Nesta sexta, o site Brasil247 divulgou a íntegra do pedido de abertura de inquérito contra o senador Demóstenes Torres. No documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, o Procurador-geral da República diz que o valor de R$ 1 milhão foi depositado na conta do senador. E que o valor repassado a ele foi de R$ 3,1 milhões.
Uma outra conversa a que o Jornal Nacional teve acesso mostra a proximidade entre Carlinhos Cachoeira, o senador Demóstenes e o governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB. O diálogo gravado pela Polícia Federal é sobre um jantar em que os três estiveram juntos, em maio de 2011. O primeiro trecho é entre Cachoeira e Demóstenes. Foi antes do jantar, marcado para o dia 5 de maio na casa de Demóstenes.

Carlinhos: Fala, doutor!
Demóstenes: Fala, professor, ‘Tá’ marcado lá pras oito?
Carlinhos: ‘Tá’, ‘uai’, preparadinho já.
Demóstenes: Num quer levar o Cláudio mais tarde, não? Parece que o governador gosta dele. Ele chega às oito lá que o governador ficou... Chegar às oito. Manda o Cláudio chegar às nove, Até lá nós já conversamos fiado.

O relatório da Polícia Federal também afirma que no dia seguinte ao jantar Cachoeira conversou com um outro participante do grupo e comemorou o resultado do encontro. A assessoria de Marconi Perillo declarou que o governador já havia confirmado a participação num jantar na casa de Demóstenes Torres em que Carlinhos Cachoeira esteve presente. O advogado de Demóstenes não foi encontrado para comentar as denúncias.

Equipamento atenua efeitos da seca no Rio Grande do Norte

Dos 125 dessalinizadores administrados pelo estado, 100 estão funcionando plenamente. Isso significa que pelo menos 35 mil pessoas já podem contar com água de boa qualidade para consumo diário.





No Rio Grande do Norte, milhares de pessoas que sofrem com a estiagem já não dependem da chuva para matar a sede.
Em 139, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, em 2012 não choveu em quantidade suficiente para a plantação.
“É tudo morrendo, minha filha, tudo secando, mulher, é uma tristeza, né?”, conta uma senhora.
Muitos rios e barragens estão secos em lajes, na região central. Faz dois anos que um açude não enche. Carros-pipa abastecem 72 comunidades rurais em todo o estado. Nas que ficam mais distantes e são de difícil acesso, a solução para enfrentar a seca está no subsolo, mas a água que a perfuratriz encontra, a 40 metros de profundidade, e chega à superfície puxada por bombas, é salgada demais.
“As águas dessa região ficam em uma região de cristalino, geralmente, as águas são salobras porque elas ficam acumuladas na terra bastante tempo e termina pegando a salinidade das rochas”, explica a técnica da secretaria de Meio Ambiente, Dilma Lucas.
60% do território potiguar são formados por rochas de um tipo específico, o que deixou de ser problema com a instalação de equipamentos como o dessalinizador, que tem manutenção simples.
“Eu citaria algumas vantagens como a simplicidade, a robustez do equipamento e a fácil manutenção e operação pela própria comunidade”, enumera o professor da UFERSA Nildo da Silva Dias.
Dos 125 dessalinizadores administrados pelo estado, 100 estão funcionando plenamente. Isso significa que pelo menos 35 mil pessoas já podem contar com água de boa qualidade para o consumo diário.
Água que no local abastece 70 famílias, no estado são 500 equipamentos, 75 mil pessoas beneficiadas.
“A água do açude e cacimbão é barrenta, como você sabe, nunca é limpa como a daqui, né? O dessalinizador com certeza é a melhor solução para mim”, fala a dona de casa Dalvanete Costa da Silva.
“Que chova ou que não chova, a água está aqui bem pertinho do pessoal e assim o pessoal fica satisfeito”, comemora o presidente da associação comunitária Manioel Bezerra da Silva.

Medidas para amenizar efeitos da seca são anunciadas no Recife

A partir de maio, 400 mil pequenos agricultores vão receber um auxílio extra: o bolsa-estiagem.



Foram anunciadas, nesta sexta-feira (27), no Recife, medidas para amenizar os efeitos da seca que atinge quase 300 municípios brasileiros e afeta 12 milhões de pessoas. A partir de maio, 400 mil pequenos agricultores vão receber um auxílio extra: o bolsa-estiagem.
Foi antecipada para julho a entrega de 32 mil cisternas do programa "Água para Todos".Os seis governadores e dois vice-governadores presentes à reunião com o ministro da Integração Nacional, também assinaram convênios para a construção de sistemas simplificados de abastecimento, como barreiros e poços.

Fim de semana deve começar com chuva na maior parte do Brasil

Sábado (28) há risco de temporais em uma área grande, que inclui oeste de Santa Catarina, Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Acre e norte do Maranhão.



O fim de semana prolongado deve começar com chuva na maior parte do Brasil. Sábado (28) há risco de temporais em uma área grande, que inclui o oeste de Santa Catarina, o Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Acre e o norte do Maranhão.
A umidade está alta em quase todas as regiões, menos no Nordeste, onde não chove com regularidade desde o fim de 2011.
O sábado (28) será de sol entre Alagoas, Tocantins e o Espírito Santo.
Porto Alegre amanhece com 10°C e São Luís com 25°C. Em São Paulo, a temperatura vai até 22°C. O Rio de Janeiro terá máxima de 32°C e Palmas, de 34°C.
No domingo (29), a mudança mais significativa vai acontecer na Região Sul, onde o tempo abre. Só no litoral é que ainda pode chover. No estado do Rio, uma nova frente fria deixa o tempo instável.
A partir de segunda (30), as temperaturas caem para valer. Um vento gelado vem da Argentina com força suficiente para chegar até o sul da Amazônia provocando a famosa friagem.
A próxima semana começa com geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Curitiba pode ter mínima de 5°C, na terça de feriado. Os moradores de Campo Grande, acostumados com o calor, vão enfrentar apenas 8°C. Os paulistas, 13°C e os cariocas vão sentir friozinho de 16°C.

Véspera de feriado tem trânsito difícil nas principais saídas de São Paulo

Cidade bateu recorde de congestionamento da manhã, 168 quilômetros de lentidão. Até as 20h, 27% dos voos atrasaram no aeroporto de Guarulhos e 47% no de Congonhas.




Véspera de feriado com trânsito difícil nas principais saídas de São Paulo.
A chuva deu uma trégua, mas o trânsito não. Na Via Dutra, teve lentidão na saída da cidade em direção ao Rio de Janeiro. Na rodovia Ayrton Senna, sentido Aeroporto Internacional, o movimento foi grande, mas sem pontos de parada.
Nesta sexta-feira (27) mais cedo, São Paulo bateu o recorde de congestionamento da manhã, 168 quilômetros de lentidão. Quem foi de avião também teve problemas. Até as 20h, 27% dos voos atrasaram em Guarulhos e 47% em Congonhas, que passou o dia com longas filas. Reflexo da chuva, que fechou o aeroporto de Congonhas, quinta-feira (26) à noite, e fez muitas pessoas dormirem no saguão à espera dos voos transferidos para esta sexta-feira.

Superávit primário em março foi 23% maior que no mesmo período de 2011

Ao todo, União, estados, municípios e empresas estatais economizaram mais de R$ 10 bilhões para pagar juros da dívida pública.



Em março, União, estados, municípios e as empresas estatais economizaram mais de R$ 10 bilhões para pagar juros da dívida pública. Uma queda de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 2012, o chamado superávit primário está em R$ 46 bilhões, o equivalente a 1/3 da meta para o ano.

Cápsula espacial Sóyuz pousa com sucesso no Cazaquistão

A tripulação era formada por dois cosmonautas russos e um astronauta americano, que passaram quase seis meses na estação espacial.



A cápsula espacial Sóyuz pousou no Cazaquistão com dois cosmonautas russos e um astronauta americano. Eles passaram quase seis meses na estação espacial internacional. A viagem deles foi a primeira desde a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos. Atualmente, os 16 países que participam do projeto da estação dependem da Rússia para chegar ao espaço.

Dissidente escapa de prisão domiciliar na China e posta vídeo online

Chen Guang-Cheng, que é cego, postou um vídeo na internet em que manifesta preocupação com a segurança dos parentes.





Um dos dissidentes mais importantes da China conseguiu escapar da prisão domiciliar, no leste do país. Chen Guang-Cheng, que é cego, postou um vídeo na internet em que manifesta preocupação com a segurança dos parentes. Ele pediu que o primeiro-ministro Wen Jiabao puna os responsáveis por maus-tratos à família.

O paradeiro de Guang-Cheng é incerto. Segundo ativistas, ele estaria em Pequim. Há informações de que ele pediu asilo na embaixada americana - mas os Estados Unidos não confirmaram. Guang-Cheng estava em prisão domiciliar desde o ano passado, depois de ter cumprido quatro anos na cadeia.

Ex-falsificador de quadros hoje lucra com cópias legais na Inglaterra

Após ser preso por falsificar 200 quadros, John Myatt passou a viver honestamente de suas 'falsificações'.




Monet, Chagall, Picasso, Miró, Van Gogh. Uma coleção como essa valeria no mínimo R$ 3 bilhões. Valeria, se as obras fossem verdadeiras. Por trás das pinceladas idênticas às dos pintores consagrados está o talento de um ex-professor de pintura de Stafford, interior da Inglaterra.
Em 1985, John Myatt descobriu sua vocação... para o crime. Falsificou 200 quadros, fraude de R$ 2,5 milhões. Teve que indenizar as vítimas e ainda pegou um ano de cadeia. Ao sair, mudou de vida, não de profissão.
São todos genuinamente falsos, mas nem por isso menos cobiçados. A prisão tornou John famoso. Ele passou a viver honestamente de suas falsificações. Ganha mais dinheiro com isso do que quando vendia gato por lebre. E o melhor de tudo: sem precisar se esconder da polícia.
“Eu nem tinha ideia de que poderia vender cópias simplesmente como cópias. Ganho três vezes mais do que antes e sou livre para criar”, diz o artista.
O gerente de uma galeria de arte diz que colecionadores que não podem ter uma tela de R$ 100 milhões se realizam com uma igualzinha de R$ 30 mil.
Agora John só falsifica um lado da tela, até com o nome do pintor famoso. Do outro lado, escondidinho, mas garantindo sua honestidade, está o autógrafo do verdadeiro artista.


Técnicos e engenheiros da Fifa vistoriam Arena Pernambuco

Estádio poderá receber jogos da Copa das Confederações em junho de 2013. Segundo consórcio responsável, obras estão 35% concluídas.





Técnicos e engenheiros da Fifavistoriaram, nesta sexta-feira (27), a ArenaPernambuco, que poderá receber jogos da Copa das Confederações em junho de 2013.
Segundo o consórcio responsável, as obras estão 35% concluídas. Recife eSalvador precisam garantir a conclusão delas até dezembro para sediarem o evento, como farão o Rio de Janeiro,Belo HorizonteFortaleza e Brasília. A Fifa deve anunciar o número total de sedes em junho.

Brasileiros são premiados em competição de dança em Nova York

Youth America Grand Prix é a maior competição do mundo para alunos de dança que disputam bolsas de estudo nas melhores escolas de NY e de fora dos EUA. Evento atrai cerca de 5 mil estudantes por ano.




Bailarinos brasileiros foram premiados na maior competição mundial de dança para estudantes, em Nova York. Vários conseguiram bolsas de estudo nos Estados Unidos.
Lincoln Center, um dos principais centros de cultura e arte de Nova York. Para muitos adolescentes, é a primeira viagem ao exterior.
“É maravilhoso, tudo aqui é outro ambiente. Sem explicações”, afirma uma bailarina.
O jovem grupo de bailarinos brasileiros foi para participar do Youth America Grand Prix, que é a maior competição do mundo para alunos de dança que disputam bolsas de estudo nas melhores escolas de Nova York e de fora dos Estados Unidos. A cada ano, cerca de cinco mil estudantes, de mais de 30 países, vão para o lugar para mostrar seus talentos.
O Brasil vem fazendo bonito. Em 2011, quem ganhou o grande prêmio foi Mayara Magri. Em 2012, 150 brasileiros participaram de uma competição acirrada e arrasaram no palco. Quem trouxe o grupo foi Marisa Pivetta, do Instituto Passo de Arte.
“Muito deles vêm de famílias de baixa renda. Nós levamos jurados que possam observar essas crianças que são talentosas e que podem ter um futuro melhor”, afirma a presidente do instituto.
No encerramento, nesta sexta-feira (27), teve a cerimônia de premiações e a entrega das bolsas. Quatro brasileiros foram premiados. E dos 31 solistas, 25 ganharam bolsas. Gustavo vai para a Academia de Balé de Orlando.
“É o que todo bailarino almeja, entrar para uma companhia, ser reconhecido fora do país e depois dizer que um brasileiro está representando o Brasil lá fora. Então é muito gratificante”, conta o bailarino.
Adriel vai para a Califórnia.
“É a coisa mais maravilhosa que está acontecendo para mim”, comemora.


Treinador Pep Guardiola anuncia que deixará Barcelona no mês que vem

Em quatro temporadas sob comando dele, time conquistou 13 dos 18 títulos que disputou. Jogou 242 partidas, ganhou 175 e perdeu 21.




Depois de quatro anos, o treinador Pep Guardiola anunciou, nesta sexta-feira (27), que deixará o Barcelona no fim da temporada européia, no mês que vem. Alguns jogadores do time, como Puyol, Xavi, Vitor Valdez e Iniesta acompanharam a entrevista no estádio do clube. Guardiola disse que está exausto.
Em quatro temporadas sob comando dele, o Barcelona conquistou 13 dos 18 títulos que disputou. Jogou 242 partidas, ganhou 175 e perdeu 21. E, pra muitos, praticou o futebol mais bonito do planeta.



O JORNAL NACIONAL DE HOJE SEXTA-FEIRA VAI MOSTRA A 5º REPORTAGEM DO QUADRO GUIA DE CARREIAS:

HOJE A PROFISSÃO QUE VAMOS MOSTRA É 

arquitetura e urbanismo:



Guia de carreiras: arquitetura e urbanismo

Mercado imobiliário faz crescer a procura por arquitetos.
Profissão é confundida com engenharia civil; confira diferenças.





 Habilitado para conceber espaços e objetos, o arquiteto e urbanista vê seu mercado se expandir com o 'boom' de moradias populares criadas pelo poder público. Porém, apesar de a carreira ter sua imagem vinculada à área de edificações, estes profissionais também podem trabalhar com paisagismo, cenografia, conservação e preservação de patrimônios históricos e culturais, design gráfico, além de projetar produtos como móveis e utensílios.
O presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp), Daniel Amor, diz que todos os anos se formam cerca de 6.500 arquitetos em todo o país, sendo 30% no estado de São Paulo. É muito raro, segundo ele, algum ficar sem emprego. "Durante a faculdade o estudante faz o estágio supervisionado, isso ajuda ele conhecer o mercado quando se forma. Há várias oportunidades. Em São Paulo, por exemplo, metade das prefeituras não tem arquitetos."
Quem está há muitos anos no mercado garante que para seguir carreira, mais do que saber desenhar - já que o vestibular tem prova de habilidade específica - o aluno precisa ter senso de organização, criatividade e muito jogo de cintura. "É necessário prestar muita atenção porque quando menos espera durante um projeto o arquiteto é desafiado a pensar em uma solução rápida para um problema de sinalização, acessibilidade, comunicação ou conforto", afirma Zan Quaresma, arquiteto e diretor de pesquisa do Sasp.
Para Daniel Amor, ao fazer seus projetos o arquiteto cria obras de arte nas cidades. "Ao criar, o arquiteto não pensa em uma caixa isolada, um volume qualquer. Ele pensa em um elemento que vai estar transmitindo um sentimento dele e vai proporcionar algo naquele que vendo ou usando."
Arquitetos x engenheiros
Com habilidades diferentes, mas que se complementam em muitos trabalhos, arquitetos e engenheiros, principalmente na área civil, vivem uma rivalidade histórica. Enquanto o primeiro concebe um projeto, o segundo é responsável por torná-lo realidade.
Por resolução do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), tanto engenheiros como arquitetos podem ser responsáveis pelo projeto arquitetônico e pela execução de uma obra. 
Quaresma lembra que as estruturas curriculares das graduações são diferentes. O arquiteto tem aulas de ciências humanas, como história da arte e sociologia, também aprende técnicas de fundações e sistema estruturais (hidráulico e elétrico), topografia, e está habilitado a fazer projetos.
"Somos capazes de conceber, entendemos o sistema de qualquer área técnica, mas não temos o conhecimento aprofundado das matérias de cálculo desses sistemas", diz. Segundo ele, o engenheiro civil não tem a carga de projeto nem de ciências humanas, mas aprende muito de exatas.
De acordo com o arquiteto, a legislação vigente não é clara sobre as áreas de atuação e permite que "haja confusão e sombreamento das atividades." Atualmente, os arquitetos e urbanistas estão vinculados ao Crea, mas está em andamento a formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Um dos objetivos do conselho é garantir exclusivamente a arquitetos e urbanistas a responsabilidade de assinar projetos arquitetônicos, atribuição que hoje em dia também é dos engenheiros.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário